terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Apresentação da obra "O que é ser cristão?": Aos destinatários

Por Carlos Chagas

Quando fui instigado a criar um blog pelo meu irmão em Cristo Pr. Willian Renato a ideia era publicar artigos que tratassem da realidade atual do cristianismo e da vida dos quais complementam tal religião. Na época eu era recém-formado em teologia e ideias borbulhavam (mais que hoje) em minha cabeça. Muitas dessas ideias se perderam e da maioria tenho certeza que jamais obterei êxito na recuperação. Mas uma dessas grandes ideias eu tinha e, só agora, tem se tornado realidade: O resumo sistematizado do livro "Ser Cristão" do Hans Küng, teólogo católico alemão, que foi silenciado pela católica não só pelo conteúdo do livro, como também por ser ele uma pessoa ecumênica e preocupado com a fé cristã e não só com denominações.

Se este blog se chama "Cristãos Hoje" deve seu nome a esta obra que, para mim, só não é maior e melhor que a Bíblia porque trata da mesma. E se a minha leitura da Bíblia trouxe um horizonte à minha vida, a leitura do Ser Cristão deu cores a esta. Por isso, estes artigos que escrevo e que na verdade são um resumo da obra, representam tanto para mim que chegam a ter índice destacado das demais obras e que poe ser acessado facilmente na guia abaixo do logo do blog. E mais: Foi só após a leitura do livro é que percebi que ser cristão é ter a busca de ser insaciada na fonte que é Cristo. Portanto, não acredite você que sou um saciado no cristianismo e em Cristo. Minha busca por Ele ainda não terminou apesar de eu estar Nele e Ele em mim.

Assim, gostaria de, aqui, declarar a quê este resumo vem à existência: Para os que, por qualquer razão, desejem informar-se honesta e sinceramente sobre o sentido exato do cristianismo, do que vem a ser cristão.

Este resumo é para:

- Aqueles que não crêem, mas sempre se questionam;
- Aqueles que já tiveram fé e agora já não mais crêem;
- Os inseguros na fé;
- Para os indecisos, que oscilam entre fé e descrença;
- Ajudar os que não encontram apoio final nas Escrituras (protestantes) ou na tradição (católicos);

E para lutar contra:

- Os que se confinam em uma fé infantil;
- Os que se matêm em apenas recitar versículos bíblicos ou algo aprendido em catecismos e EBDs que levam à mediocridade da fé;
- Os que pretendem um cristianismo barato, que ainda tentam se fazer indiferentes aos desafios e gritos dos "de fora";
- Os fundamentalistas que se acham os melhores, mas que na verdade, apenas tapam os olhos;
- À extrema direita que busca impressionar com coações doutrinais e à extrema esquerda, que busca uma heterodoxia descarrilada;

Logo, o objetivo aqui é:

- Apresentar o que é ser cristão: na doutrina, na prática e na reflexão;
- Apenas introduzir o pensamento cristão e não converter por força ou falácias;

O que se busca aqui, e é o que deveria ser também pela Igreja, é o sentido original de ser cristão, que pode ser encontrado na poeira destes dois milênios de caminhada; o Evangelho que transforma o homem em humano; não outro Evangelho senão o mesmo de sempre redescoberto para o homem atual.

Não julgo aqui ser um cristão exemplar, apenas acredito que a proposta cristã é digna de crédito e sobremodo boa. O trabalho poderá parecer extenso, extremamente filosófico ou repetitivo em palavras. Assim, a cada instante que eu julgar interessante, farei pausas com os textos para a introdução de um vídeo que resumirá o resumo, onde será mais prático que exaustivo. Espero que, em tudo isso, Deus seja louvado, em Cristo Jesus, meu Senhor, no qual aprendo, apreendo e passo seu Evangelho, ao qual sempre me mortifico, pelo qual o mundo deveria, no mínimo, dedicar um instante, ainda que em fração de pensamentos, o pensar sua origem e seu propósito.

Assim, que entendamos aqui o que é, afinal, ser cristão.

Ir para o índice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!